terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições e Cidadania

Querido Matheus.

Estamos passando pelas primeiras eleições da sua era. Domingo passado a nação brasileira foi às urnas para escolher representantes para o Senado, Câmara dos Deputados Federais, Câmaras Estaduais e também para governador e presidente.
Três candidatos à presidência concetraram nossas atenções: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.
O país todo foi dormir no domingo espantado com a notícia de que a Dilma não ganhou logo de cara. Ela precisava de um voto além da metade dos votos válidos para se eleger no domingo e não conseguiu, então no dia 31 haverá nova escolha para saber quem será o presidente, Dilma ou Serra.
Mas esta não é a notícia mais importante destas suas primeiras eleições Matheus, duas coisas estão agitando a cabeça das pessoas: Uma é a Lei da Ficha Limpa que foi contestada por vários "Fichas Sujas" que bagunçaram o resultado das urnas até que o Supremo Tribunal Federal julgue os recursos.


A outra é a infame candidatura, ou melhor, a infame votação obtida por um candidato inescrupuloso, declaradamente incompetente para o cargo e também declaradamente interessado apenas no dinheiro; um tal de Tiririca.
Eu quero que você, Matheus, viva em um país onde as pessoas não brinquem com coisa tão séria. Desejo que em sua era os partidos políticos sejam decentes, que não aceitem a filiação de facínoras, fichas-sujas, demagogos e chacoteiros. Desejo, mais ainda, que em sua era que as pessoas também repudiem os candidatos, partidos e também os outros candidatos de tais partidos, dando-lhes uma lição de que com o eleitor não se brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário