terça-feira, 19 de outubro de 2010

Niver da tia Taís.

Blade Runner

A casa de tijolos à vista era alugada e o muro próximo formava estreito corredor desde a porta lateral da cozinha até o tanque no fundo do quintal mas mesmo assim, de biquíni colorido, o barrigão encontrava uma brecha de sol para bronzear-se.

-Nossa, como você está preta! Comentava Dra. Linda enquanto avaliava a evolução da dilatação e eu, munido da enorme VHS, tentava capturar cada pedacinho daquela história por começar.

Era bem cedo ainda e, diante do inexorável parto, a doutora aviou um "sorinho" para consumá-lo de vez. Enquanto ainda havia tempo, passei pela sala de cirurgia e vi uma luminária ultra-violeta ligada, desde a noite anterior, a sapecar indesejáveis vidinhas microscópicas.

Num instante a cena estava armada: muito iodo a tudo amarelar, panos desbotados de tanto lavar, cheiro de volátil substância no ar e o interminável tilintar de estéreis inoxidáveis em meio ao falatório providencial destas horas.
Muita força, muito esforço, muita dor e aquela aura de mistério que povoava nossas mentes "pré-ultrasonográficas". Será menino? Está completo? Demora muito a nascer? O que eu filmo, as pessoas ou o "portal da vida"?

Converso para não denunciar minha ansiedade e faço de conta que nem é tão importante, afinal já tenho vasta experiência na matéria como testemunha de dois outros. Ô agonia danada!

Pego na mão da mãe, gotículas na testa, semblante contraído, pressiona a minha com força que nunca possuiu e vem então o recorrente pensamento de que só quem vê aprende o quanto se deve respeito à estupenda tarefa de trazer à luz a vida. Me emociono, discretamente.

-É uma menina! Exclama a obstetra repousando a rebenta sobre a mamãe, quase desfalecida pelo esforço.
-Ah, uma menina! Comento eu meio sem jeito; estava certo que seria outro menino...
-Nossa, que braveza, não precisa chorar, a mamãe tá aqui filhinha. Fala a mamãe em idioma de bebês.

Dra. Linda rouba minha atenção para a remoção da placenta, dificuldades por aderência decorrente de alguma infecção durante a gravidez. Nada muito sério, apenas um pouco mais de tempo e paciência para que tudo se resolva.

-Ei, ninguém dá atenção prá nós! Reclama o Dr. Manoel enquanto cumpre o "check-list" da menininha sob a luz quentinha naquela bandejona para bebês.
Prontamente eu aponto a câmera para registrar aquela coisinha rosada e sujinha daquele sebinho branco enquanto o pediatra lhe limpa os caminhos do ar, confere olhinhos, ouvidos, pézinhos e tudo mais.

Tudo beleza! Agora é a vez da enfermeira; com sua baciona abastecida de água nem muito quente apodera-se da pequena criatura para oferecer-lhe, afinal, dignidade humana. Sob o sonoro protesto da recém chegada, a enfermeira lhe faz uma boa e ágil faxina e eu, lá pertinho, sinto até hoje o delicioso e discreto perfume do sabonete. Mas quanta braveza mesmo! Braveza que logo passa à medida que as gigantes vestes envolvem o delicado e miúdo corpinho, o conforto vence a ira e a menina desiste de tanto choro.

De lá para cá tanto tempo se passou, tanto amor se deu e se ganhou que aquele momento fica meio perdido na memória da gente mas, a cada 365 dias, ele aflora e se renova inundando a gente de um jeito que nem dá prá falar, então, só escrevendo mesmo, pois em silêncio é que se escuta melhor o som que vem do coração.

Feliz aniversário Filha!

Pai.

P.S.- No dia anterior ao do seu nascimento eu havia alugado a fita do Blade Runner, maravilhosa metáfora da existência humana.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feriado Feliz na casa da praia!


O Netinho e o Vovô! Eu não sou uma miniatura do vovô com os traços do papai!

Feriado Feliz na casa da praia!

Matheus, Tia e o Trenzinho!


Matheus, Tia e o Trenzinho!

Dia das Crianças!


No domingo que antecedeu o dia das crianças, Tia Colo, papai, mamãe e vovó foram atrás de um big presente e conseguiram! Te deram de presente de dia das crianças uma FERRARI! Calma, calma, uma mini-ferrari de plástico para você pilotar com um empurrãozinho nosso!




Mas a mamãe também na saída da loja de brinquedos viu uma vassourinha de brinquedo e pensando na fissura que você tem pela vassoura da Tia Colo, resolvi comprar aquela pequena para ti. E advinha qual brinquedo você mais brincou? A Ferrari ou a vassourinha? A VASSOURINHA! O menino simples, que ótimo!


Depois, no dia 12, a mamãe e o papai fazendo compras no SAMS acharam um lindo caminhão cegonheira e resolveram te dar mais esse presente. E a Tia Colo, levou um kinder ovo para te dar. Adivinha? Você não deu a mínima para o lindo caminhão e ficou pulando de alegria pelo kinder ovo!

Sua festinha de 1 ano foi um SUCESSO!


Matheus sua festa de 1 aninho superou de forma POSITIVA, todas as expectativas que a mamãe tinha. A mamãe toda preocupada que você poderia chorar na hora do parabéns, estranhar a agitação. Mas você deu um show a parte. Ficou bonzinho a festa toda, bateu palminhas na hora do parabéns, ficou encantado com as velinhas, fez várias carinhas lindas, lambuzou o dedinho na cobertura do bolo, brincou com todos os brinquedos, interagiu com todos, até com a Tia Regiane e com o Tio Fernando que participaram da festa através do Skype.

Você ganhou um tantão de brinquedos e adorou todos. A mamãe achou ótimo, pois a mamãe adora comprar roupinhas para você, já brinquedos a mamãe não gosta muito de fazer grandes desembolsos.
Agradecemos a todos que puderam vir compartilhar essa alegria conosco, muito obrigado pelos presentes e obrigada por terem feito desse meu primeiro aniversário uma noite especial!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Prazer da Realização.


Lembra quando eu falei sobre não ser mercenário e curtir o resultado do seu trabalho? A imagem acima mostra a conclusão de um trabalho que me deu muita satisfação.

domingo, 10 de outubro de 2010

Porta Toalha - Terminei.


Não comprei nenhuma madeira para fazê-lo, o eixo e puxadores foram de um pedaço de cedro de armário velho e o resto foi de um toco de araucária que ganhei do Seu Ditinho.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sérginho Groisman @ Ramudá

Nos dias 14 e 15 de outubro uma equipe do Serginho Groisman estará em S.Carlos exclusivamente para produzir imagens de tres projetos da ONG Ramudá: Rua Viva, Teatro Descalço e Visita Monitorada à ONG.

O material deverá ser objeto do programa Ação que é apresentado por Groisman e aborda ações de cunho social de destaque.

Ramudá:
http://www.ramuda.org/docus/chacara.php

Ação:
http://g1.globo.com/acao/

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições e Cidadania

Querido Matheus.

Estamos passando pelas primeiras eleições da sua era. Domingo passado a nação brasileira foi às urnas para escolher representantes para o Senado, Câmara dos Deputados Federais, Câmaras Estaduais e também para governador e presidente.
Três candidatos à presidência concetraram nossas atenções: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.
O país todo foi dormir no domingo espantado com a notícia de que a Dilma não ganhou logo de cara. Ela precisava de um voto além da metade dos votos válidos para se eleger no domingo e não conseguiu, então no dia 31 haverá nova escolha para saber quem será o presidente, Dilma ou Serra.
Mas esta não é a notícia mais importante destas suas primeiras eleições Matheus, duas coisas estão agitando a cabeça das pessoas: Uma é a Lei da Ficha Limpa que foi contestada por vários "Fichas Sujas" que bagunçaram o resultado das urnas até que o Supremo Tribunal Federal julgue os recursos.


A outra é a infame candidatura, ou melhor, a infame votação obtida por um candidato inescrupuloso, declaradamente incompetente para o cargo e também declaradamente interessado apenas no dinheiro; um tal de Tiririca.
Eu quero que você, Matheus, viva em um país onde as pessoas não brinquem com coisa tão séria. Desejo que em sua era os partidos políticos sejam decentes, que não aceitem a filiação de facínoras, fichas-sujas, demagogos e chacoteiros. Desejo, mais ainda, que em sua era que as pessoas também repudiem os candidatos, partidos e também os outros candidatos de tais partidos, dando-lhes uma lição de que com o eleitor não se brinca.

Gente nova no pedaço.

Garoto, hoje fiquei animadão!
Sua mãe mandou um email pedindo par adicionar como autores seu Papai e o Ditian. Imagino que ambos têm muito a dizer para você, o Papai sobre o que está acontecendo em sua infância e os planos para o futuro; o Ditian sobre umas histórias lindas das famílias (dele e da Obatian).
Acho que o Eu-Matheus está ficando importante, amiguinho.

sábado, 2 de outubro de 2010

O Pé do Tio Tinho

Hei Garoto! Agora o bairro tá chique no úrtimo, na quinta passou a ter Street View da Vila.
Como sempre tem gente exibida que quer dar um jeito de aparecer, olha aí o Tio Tinho mostrando os sapatinhos.
P.S. : O Stret View no Google Maps estreiou no Brasil no dia 30 de setembro de 2010.