Quando fomos visitar a Tia Dako no Japão vimos uma plantação de pereiras onde conduziam e podavam as árvores de forma a deixá-las baixinhas e com a copa esparramada, parecendo parreiras num caramanchão.
De uma outra viagem a Fraiburgo, aqui em Santa Catarina, visitamos uma plantação de macieiras e o técnico agrícola que nos atendeu, chamado Zonta, explicou que galho de pé não produz bem e mostrou como é que se entorta os brotos sem quebrar, dando uma reboladinha para a esquerda e para a direita antes de forçar a curva vertical.
Destas duas experiências, estou manobrando a copa da minha pereira aqui da fábrica na esperança de que fique bem mais bonita e produtiva, dá trabalho, mas vai valer a pena.
o tio Luis sempre me leva para viajar e isso me faz muito feliz ,alias não só essa tia fica feliz,como as outras tias também ,no Japão estavamos com a tia Dako e em Fraiburgo com a tia Pô ,peça para tia Colo te contar que linda foi essa viagem e quanta uva a Elisa ganhou durante a viagem pelo sul do Brasil.
ResponderExcluir